BIONOSET

Biodiversity of Piauí, Ceará and Maranhão | Biodiversidade de Piauí, Ceará e Maranhão

Herbario Delta do Parnaiba (HDELTA)

O Herbário Delta do Parnaíba foi fundado em 2010, sendo registrado, posteriormente, pelo acrônimo “HDELTA”. Está situado na Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, onde se compromete a ser Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético junto ao Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de uma importante coleção científica de referência para o Delta do Parnaíba.  Conta com representantes de gimnospermas, angiospermas, algas e fungos. Tendo as famílias Fabaceae, Bignoniaceae, Rubiaceae, Poaceae e Malvaceae como as mais representativas.

O Herbário fornece estágio para alunos dos cursos da UFPI e de outras IES. Além de contribuir nas atividades de pesquisa, ensino e extensão de alunos de graduação, mestrado e doutorado, de pesquisadores e docentes, principalmente das áreas de botânica, bioquímica, biotecnologia e farmácia, o HDELTA é base para pesquisas de empresas das áreas da bioquímica, farmácia e fitoterápicos.

Vale ressaltar que o HDELTA embasa o reconhecimento da flora do Piauí e regiões circunvizinhas, preservação de dados sobre a vegetação, fomento de pesquisa na área de botânicas e afins, formação de pessoal quanto ao ensino de botânica e treinamento, especialmente na área de taxonomia vegetal. Além disto, irradia informações de espécimes locais para a comunidade não científica, no qual realiza atividades interacionistas quanto à preservação junto às instituições de ensino da região. Neste contexto recebe alunos de ensino fundamental e médio. As visitas abrangem a coleção científica, coleção didática e horto de plantas medicinais.

Scratchpads developed and conceived by (alphabetical): Ed Baker, Katherine Bouton Alice Heaton Dimitris Koureas, Laurence Livermore, Dave Roberts, Simon Rycroft, Ben Scott, Vince Smith